“Caminhem na estrada da virtude.”

 “Caminhem na estrada da virtude.”

O tema para o ano do centenário do nascimento do Guruji é o sūtra 2.28 dos Yoga Sūtras de Patañjali:

योगाङ्गाऽनुष्ठानादशुद्धिक्षये ज्ञानदीप्तिराविवेकख्यातेः I

yogāṅgānuṣthānāt aśuddhikṣaye jñanadīptiḥ āvivekakhyāteḥ

Por meio da prática dedicada (ānuṣthānāt) dos vários aspectos do yoga (yogāṅga) são destruídas (kṣaye) as impurezas (aśuddhi) e a coroa da sabedoria irradia (jñanadīptiḥ) em sua glória (āviveka-khyāteḥ).

🕉 Amita Bhagat gentilmente compartilhou trechos da palestra ministrada por Geetaji durante a abertura das comemorações do centenário:

“Guruji questionava por quê razão, durante a prática de āsanas não pensamos na integralidade do ser – físico, pisquê, mente e espírito. Como a mente vai para a postura e se sente presente em todas as partes do āsana. Guruji fazia com que a totalidade de prakṛiti se movesse.”

“A nova geração deveria receber a mensagem de Guruji de maneira apropriada. O conhecimento deve ser passado adiante corretamente compreendido. Não façam seja lá o que querem fazer. Ele era criativo, mas sua criatividade não era tola – havia prova de inteligência por trás de sua criatividade.”

“Para trazer religiosidade para a prática e ser honesto ao enfoque do Guru, Guruji seguiu seu Guru embora somente tenha estado com ele por dois anos. Pelo tão só fato dele ter criado seu método, não significa que nós podemos criar qualquer coisa que queiramos. Temos que seguir o que ele nos ensinou. É nossa responsabilidade preservar o que ele nos deu.”

“Se você pensa que Iyengar Yoga se refere apenas ao nível físico, está errado. Sua abordagem visava nos informar sobre a importância de cada área do corpo, cada aspecto da mente, da presença integral em cada área da existência.”

“A questão é como usamos nossa inteligência. Não é sobre o prop (acessório). É sobre a inteligência do corpo, a inteligência da mente, a inteligência da percepção e a inteligência da consciência. Como transmitir este conhecimento. De outro modo, o trabalho dele será perdido.”

“Caminhem na estrada da virtude.”

 

Postagem de Amita Bhagat (@ BKS Iyengar Yogashala Pune) traduzida por Marcia Neves Pinto

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s