ESCOLHENDO UM ESTILO DE YOGA – POR QUE IYENGAR YOGA PODE SER A MELHOR ESCOLHA

ESCOLHENDO UM ESTILO DE YOGA

POR QUE IYENGAR YOGA PODE SER A MELHOR ESCOLHA

 

 1380766_614429162006524_8734292227421761418_n

(artigo de Marcia Neves Pinto, baseado em artigo publicado em http://act3.hubpages.com/hub/Why-Iyengar-Yoga-May-be-the-Best-Yoga-for-You)

 

Para aqueles estreando ou desejando estrear em yoga – e mesmo para muitos praticantes, há uma grande gama de diferentes estilos de yoga ofertados, o que torna difícil escolher uma classe para ir. Cada aula de yoga parece ter seu próprio nome ou associação. Se você está em uma metrópole, pode haver mais de uma dúzia de estilos diferentes de aulas de yoga à sua disposição.

Tirando pela minha própria experiência, assim como para muitas pessoas que conheço, uma aula de Iyengar Yoga pode ser a melhor opção. E isto por três razões principais: pela qualidade de seus professores, pelo tipo de instrução que você vai receber e pela adaptabilidade do método às suas necessidades específicas.

 

PROFESSORES

Os professores certificados em Iyengar Yoga (e você pode encontrar um na página da Associação Brasileira de Iyengar Yoga – ABIY, www.iyengar.com.br) são excepcionalmente bem treinados. Há vários diferentes níveis de certificação no sistema Iyengar, atualmente começando com o nível Introdutório I-II.

Para alcançar este nível inicial, exigem-se 5 anos de prática regular de Iyengar Yoga sob a direção de um professor certificado em Iyengar Yoga, assim como a experiência mínima de 1 ano de ensino como assistente ou monitor ou aluno-mestre de um professor também certificado, mais a existência de um professor igualmente certificado que o recomende para a prova de certificação.

As provas de certificação incluem a demonstração de cerca de 50 āsanas e 3 tipos de prāṇāyāma, um teste escrito sobre anatomia, āsanas e filosofia do yoga. Se aprovado nestes exames, o candidato ainda deverá submeter-se ao teste de ensino, onde será observado e avaliado pela banca de certificação em suas habilidades de ensino de āsanas escolhidos pela banca, inclusive quanto à capacidade de corrigir ou adaptar a execução do āsana por cada um dos alunos, de acordo com suas possibilidades.

 

INSTRUÇÃO

Professores certificados em Iyengar Yoga irão, tipicamente, dar instruções muito detalhadas e específicas durante a aula. Eles foram treinados para descrever ações específicas que são blocos construtores de cada postura de yoga. Some-se a isso a repetição da postura por duas ou três vezes com instruções adicionais ou variações, que visam fazer com que o praticante alcance o resultado físico, fisiológico, mental e emocional da prática de cada postura.

Enquanto alguns alunos podem não ver o benefício que isto traz, ou mesmo ficar impacientes para executar um próximo āsana, há muito valor na exploração aprofundada de cada āsana. Aprender o alinhamento específico e as ações de cada āsana ajuda a colocar a atenção/inteligência/consciência da mente em estreita associação com o corpo, conduzindo a um estado pré-meditativo de forma natural. Ademais, há menor possibilidade de lesão neste modo de praticar, seja durante as aulas, ou a longo prazo pela repetição das posturas, de forma “incorreta”.

Se você tende a concordar com estas premissas, então a prática das ações de modo preciso e totalmente focado do estilo Iyengar Yoga será de grande benefício para você.

 

ADAPTABILIDADE

Iyengar yoga é mais largamente conhecido pelo uso de muitos acessórios, incluindo mantas, blocos, cintos, cordas na parede e cadeiras. Os acessórios podem ser de grande auxílio para ensinar as ações de uma postura para cuja prática ainda não estamos preparados. Os acessórios também ajudam aos alunos menos flexíveis, ou com outros tipos de limitação, a experimentar os benefícios da postura sem dor.

Os professores certificados em Iyengar yoga recebem treinamento sobre como modificar as posturas para pessoas com problemas nos joelhos, quadris, pescoço, coluna, por exemplo, assim como outras condições de saúde. Professores certificados nos níveis Intermediário e Sênior recebem um treinamento adicional no uso terapêutico do yoga.

Se você vai experimentar praticar yoga, especialmente Iyengar Yoga, seria interessante disponibilizar-se para ir a pelo menos 3 a 4 aulas antes de decidir se este (ou aquele) é o método certo para você. As aulas de Iyengar Yoga tendem a seguir um esquema de sequenciamento das posturas ao longo do mês, de modo que ao longo de 4 semanas você tenha praticado toda a gama de famílias de posturas (posturas em pé, sentadas, flexões para frente e para trás, torções, invertidas e restaurativas). Deste modo, dependendo das suas habilidades, algumas aulas parecerão fáceis e outras difíceis.

Independentemente de sua idade, flexibilidade ou estado de saúde, um professor certificado em Iyengar Yoga terá base de conhecimento para ajudá-lo a experimentar os benefícios e o prazer derivados da prática de yoga.

Mas atenção: quando se trata de Iyengar Yoga, dado o método criado e regulamentado por B. K. S. Iyengar, a comprovação de que você tem um professor certificado e que corresponde a todas essas qualificações se dá por ter o professor seu nome inscrito no site da ABIY.

Deste modo, escolha bem seu professor: isto é o que garante que você estará em boas mãos, é a sua garantia de segurança.

Namastê!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s