ENCONTRANDO OS SŪTRAS DE PATAÑJALI: SAMYAMA OU INTEGRAÇÃO

ENCONTRANDO OS SŪTRAS DE PATAÑJALI:

SAMYAMA OU INTEGRAÇÃO

 016

(tradução de Marcia Neves Pinto do texto publicado em 

http://iynaus.org/yoga-samachar/fall-2011winter-2012/sutra-study-why)

 

 Samyama ou Integração 

Mais recentemente temos discutido o conceito de samyama ou integração. Debatemos o YS III.9 e sua descrição de um estado de quietude que naturalmente surge como resultado da prática de yoga. Eu estava apta para correlacionar aquele sūtra com experiências que tivera em aulas naquela mesma semana. Meu professor nos pediu que fizéssemos uma pausa em cada postura a fim de sentir todo seu benefício. Claramente a habilidade de fazer uma pausa, mesmo na execução de um movimento complexo, tem ressonância prática. Eu outra aula, o mesmo professor nos ensinou uma lição profunda sobre samyama: um celular tocava repetidamente, mas, em vez de fazer da intrusão um obstáculo, ela se tornou um auxílio em nossa educação, quando ele nos pediu para praticar sendo não reativos.

Ele disse que há tanta coisa na vida que precisamos deixar ir – por que não começar agora?

A entoação comunitária dos sūtras em sânscrito é, em si mesma, uma experiência extremamente benéfica e expandiu meu conhecimento da beleza e da sacralidade da língua.

Sinto um sincero senso de gratitude pelo grupo de estudos dos sūtras por me guiar em uma compreensão mais profunda do meu self e por ajudar-me a integrar o conhecimento antigo dos sūtras na tessitura da minha vida diária – Jerry Eaderesto.

Robin Simmonds escreveu o seguinte poema como reflexão sobre o YS I.43 smrtiparisuddhau svarupasunya iva arthamatranirbhasa nirvitarka: “em nirvitarka samapatti, a diferença entre a memória e a iluminação intelectual é descortinada; a memória é limpa e a consciência brilha sem refletir-se.”

(Julia Shaida vive e leciona Iyengar yoga em Westchester County, New York, e era, à época da publicação do artigo original, certificada no nível Introdutórioy II. Carrie Owerko vive e leciona em New York City e era, à época da publicação do artigo original, certificada no nível Sênior I.)

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s